Santos Felipe e Tiago menor

 03 de maio 

A Igreja celebra neste dia a festa dos Apóstolos São Filipe e São Tiago Menor. Ambos foram martirizados e sepultados  juntos na  Basílica  chamada Santos XII Apóstolos que no inicio era dedicada somente aos dois.

São Filipe, era natural de Betsaida, discipulo de João Batista. Quando Jesus começou suas pregações foi um dos primeiros a ser chamado: “Vem e segue-me”; ele estava presente quando do milagre da multiplicação dos pães, e foi a ele que Jesus perguntou como poderia alimentar toda aquela multidão. Na ocasião da Última Ceia foi Filipe quem pediu a Jesus “Mostra-nos o Pai e isso nos basta”. Depois de Pentecostes, ele atravessou a Asia Menor onde coverteu muitos irmãos. Chegando na Frigia, São Filipe sofreu o martírio sendo crucificado de cabeça para baixo em forma de X.

São Tiago era filho de Alfeu, que era irmão de São José, portanto, primo de Jesus. Tiago tinha um irmão que tambem era discipulo de Jesus: Judas Tadeu. São Tiago tinha uma conduta exemplar: não comia carne, não bebia vinho e observava com rigor seus votos. Por isso tinha o apelido de “Justo”. Foi o autor das primeiras cartas do Novo Testamento. È dele a frase “ a fé sem obras é morta”. São Tiago foi o primeiro Bispo de Jerusalém, tendo recebido por diversas vezes a visita de São Paulo. Morreu como mártir, acredita-se que por apedrejamento.

São Tiago e São Filipe são considerados padroeiros dos missionários.

ORAÇÃO:

Ó Senhor, por intercessão e méritos dos apóstolos Filipe e Tiago, eu Vos peço a graça do desassombro no anuncio e testemunho do Santo Evangelho. Abençoai-me e concedei-me os dons que me são necessários para que eu possa cumprir com minha missão evangelizadora na minha família, no trabalho e na sociedade. Amém.

São Filipe e São Tiago, rogai por nós. Maria, Rainha dos Apóstolos, rogai por nós.


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.