São Basílio e São Gregório

 2 de janeiro

Hoje celebramos dois grandes santos: São Basílio e São Gregório de Nazianzeno. Basílio (Cesareia de Capadócia, atual Kaysery, Turquia, 330 – 1 de Janeiro de 379), bispo de sua cidade natal(370), foi uma das figuras mais significativas da Igreja no séc. IV: extraordinário guia de seus fiéis, tenaz defensor da fé e da liberdade da Igreja, promotor da liturgia e autor fecundo do campo ascético( As grandes e pequenas regras), teológico e homilético. Gregório (Nazianzeno, atual Nemisi na Turquia, 330 – 25 de janeiro de 389/390) partilhou com o amigo Basílio a formação cultural e o fervor místico. Foi eleito patriarca de Constantinopla em 381. Grande teólogo e homem de governo, revelou em suas obras oratórias e poéticas a inteligência e a experiência do Cristo vivo e operante nos santos mistérios.

São Basílio e São Gregório, Rogai por nós!

OREMOS:

Ó Deus, que iluminastes a vossa Igreja com o exemplo e a doutrina de São Basílio e São Gregório Nazianzeno, fazei-nos buscar humildemente a vossa verdade e segui-la com amor em nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

RFERÊNCIA: Missal Romano

 


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.