São Félix de Cantalício

São Félix Porro, nasceu na aldeia de Cantalício, próximo a Rieti, no ano de 1515. Até os 30 anos, trabalhou no campo, como agricultor, viajando depois para Roma, onde ingressou como irmão leigo na Ordem dos Capuchinhos. Por 40 anos dedicou-se a pedir esmolas de porta em porta, para ajudar os pobres e doentes e manutenção do convento de São Nicolau, atualmente Convento Santa Cruz de Luccesi. Cada pessoa que lhe dava alguma esmola e também aos que nada ofereciam, dizia sempre “Deo Gratias” que quer dizer “ Graças a Deus”; por isso ficou sendo chamado de “Frei Deo Gratias”.

São Félix era amigo de São Felipe, que quando o encontrava sempre lhe pedia conselhos e ensinamentos. Assim também São Carlos Borromeu, que o considerava muito. São Félix não tinha estudo, mas uma capacidade intelectual muito grande; de temperamento místico, dormia apenas 3 horas por noite, e o restante do tempo consagrava-o a oração e a contemplação dos mistérios da vida de Jesus Cristo. Comungava todos os dias e nos dias santificados, visitava as sete Igrejas de Roma, ou visitava os doentes nos diversos hospitais da cidade. Era muito devoto de Nossa Senhora, que lhe apareceu diversas vezes e entregou a ele o Menino Jesus o qual segurava com muito carinho em seus braços.

São Félix foi conselheiro espiritual de muitas pessoas humildes e também de aristocratas, além de clérigos que buscavam o seu ensinamento. Morreu aos 72 anos, no dia 18 de maio de 1587, sendo sua sepultura na Igreja da Imaculada Conceição dos Capuchinhos em Roma. Foi canonizado pelo Papa Clemente XI no dia 22 de maio de 1712.

ORAÇÃO: Senhor, que em São Félix de Cantalício destes a vossa Igreja e a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos um admirável modelo de simplicidade evangélica, concedei-nos que a seu exemplo edifiquemos os vosso povo com a mesma irradiante alegria que o tornava amável para com todos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo, AMÉM.


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.