Neste dia 26 de maio, a Igreja festeja São Filipe Néri, chamado o terceiro «apóstolo de Roma», depois de Pedro e de Paulo. São Filipe nasceu em 1515, na cidade de Florença. Por volta dos 18 anos, foi morar em San Germano onde aprenderia com o tio a arte dos negócios. Mas em Monte Cassino teve uma conversão religiosa, que o levou a abandonar tudo para seguir para a cidade de Roma e servir a Deus. A partir de então, começou a estudar com os agostinianos e começou o trabalho com os doentes e pobres, muito tempo antes de se tornar padre.
Foi em 1551 que foi ordenado sacerdote, e, logo começou um trabalho com os seus companheiros, que se chamava «oratório». Eram reuniões noturnas em um salão, no qual se faziam orações, seguidas de uma pregação e da execução de peças musicais. Em 1564, passou a tomar conta da Igreja de Santo Antônio dos Florentinos, onde a sua obra missionária crescia. Foi assim, que ele se transferiu para a Igreja de Santa Maria in Valicella, onde organizou a Congregação do Oratório, cujos padres se ocupavam da pregação e do serviço aos doentes e aos peregrinos. A Igreja se tornou pequena e foi reconstruída, tendo sido consagrada em 1577.
São Filipe era o santo da alegria e do bom humor, gostava de rir, mas não deixava de rezar, permanecia longo tempo em adoração e fazia muita penitência. Ele sabia viver a ternura com os outros, as mortificações para a vaidade do corpo, a alegria, o bom humor, e a simplicidade evangélica. Conta-se que um dia recolhido em oração junto das catacumbas, teve uma experiência mística tão forte, que o seu coração se expandiu com a presença do Espírito Santo, a ponto de romper algumas das suas costelas.
O santo reunia no seu oratório não apenas os pobres filhos das ruas, mas também os jovens filhos das famílias nobres de Roma, contagiando a todos com o seu bom humor. Filipe Néri morreu em 25 de maio de 1595, festa de Corpus Christi daquele ano, depois de ter passado o dia a ouvir confissões e acolher os visitantes. Foi beatificado pelo Papa Paulo V em 1615 e canonizado pelo Papa Gregório XV em 1622. Seu corpo ainda hoje é venerado na Igreja de Santa Maria in Valicella («Chiesa Nuova»), que está no coração da cidade de Roma.
Dizia São Filipe Néri: “Não é hora de dormir, porque o paraíso não é para os ociosos”. Que o exemplo do apóstolo de Roma, nos ajude também na nossa missão a conquistar tantos para o coração de Jesus, com amor e alegria!
Padre Felipe Fabiane, sacerdote da Diocese de Guarapuava – PR. Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense de Roma, atualmente é secretário da Nunciatura Apostólica no Zimbabwe, sul da África.