São Francisco de Sales, bispo da Igreja

Eu já estou numa caminhada de 23 anos de vida religiosa na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Uma congregação Brasileira que tem como fundador Padre Januário Baleeiro de Jesus e Silva, Amazonense que a 52 anos foi tocado pelo Espírito santo para fundar uma Congregação que tivesse como Carisma(serviço) “cuidar de padres e bispos idosos” . Ver nesses homens, que tanto se dedicaram ao serviço de Deus e, da Igreja, a Face do Cristo Sacerdote e ,muitas vezes a face do Cristo crucificado pelas enfermidades.
Diante dessa pequena introdução é possível entender ao celebrarmos hoje São Francisco de Sales, bispo da Igreja, como um de nossos patronos pois, o carisma Principal dos Oblatos é justamente cuidar dos bispos e padres enfermos.
Quando veio ao mundo no dia 21 de Agosto de 1567, no castelo de Thorens, na Savoia, seu pai já o imaginava como futuro advogado, cheio de glória e de prestígio. A mãe o educou para o sentido cristão da vida, á oração e ao amor aos pobres. Não longe estava Genebra, calvinista e separada da Igreja. Francisco cresceu fidelíssimo ao Papa e á Igreja Católica. Com dez anos de idade, recebeu a Primeira Comunhão e a Crisma. Aos onze anos, desiludido as esperanças do pai, quis receber a tonsura, como alguém que se preparava para o sacerdócio. Quando completou quinze anos, foi estudar em Paris, no Liceu Clermont, dirigido pelos jesuítas. Ali recebeu uma educação humanista excepcional, mas Cristo o atraía mais que as letras. Deu relacionamento com Ele se fez intenso e luminoso, como o demostrava seu estilo de vida entre os companheiros que o viam aproximar-se dos sacramentos da Confissão e da Comunhão todo domingo. Em 1588 seu pai lhe mandou a Pádua para estudar direito na Universidade. Juntamente com direito, estudou hebraico, a Sagrada Escritura, a teologia e os padres da Igreja e distinguia-se pela nobreza e pureza de vida. Era já um amigo íntimo de Cristo! Dentro de três anos, doutorou-se em Direito Civil e Canônico e consagrou-se a Nossa Senhora. Como são incompreensíveis os planos de Deus! Vocação é Vocação! O Bispo de Genebra já o admirava pela sua preparação teológica e espiritual. Pediu que ele se preparasse por três meses e, no dia 18 de dezembro de 1693 o ordenou Sacerdote. Francisco se lançou ao apostolado mais genuinamente sacerdotal: a pregação, as confissões, as visitas aos enfermos, a catequese. Pregava para converter ou para aproximar os irmãos de Cristo. Sua fama foi para Turim, á Roma, a Paris. Fazendo um relatório ao Papa, Francisco teve que afirmar, não obstante a sua humildade, que vinte e cinco mil pessoas haviam voltado ao catolicismo devido suas pregações. Em 1599, o Papa Clemente VIII o chamou a Roma para ouvi-lo pessoalmente. Quando Francisco Terminou de falar, o Papa se levantou para abraçar o jovem apostolo de 32 anos. Apenas chegado a Annecy, fora nomeado Bispo da Igreja. Sacerdote e Bispo, Francisco era guia de almas, um guia exigente e dulcíssimo: com os colóquios, com a confissão, com milhares de cartas. Sua máxima animava a todos: “ Deus chama a todos, em Cristo, a serem santos, não só monges e padres, mas também homens e mulheres no matrimônio, no trabalho comum, em qualquer condição de vida”. Escreveu muitas obras, entre elas as mais conhecidas: “ A introdução a vida devota”( A Filotéia) e o “ Tratado do Amor de Deus” ( Teótimo). Tendo ido a Lião, já bem debilitado pelas fadigas apostólicas, faleceu com apenas 55 anos idade, aos 28 de dezembro de 1622. Em 1655, o Papa Alexandre VII o inscreveu entre os Santos e, em 1877, o Beato Pio IX o proclamou Doutor da Igreja. Sua memória é celebrada no dia de hoje.

Oremos:
Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

FONTE:
“Oremus Cum Ecclesia” Devocionário espiritual da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.

 


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.