Eu já estou numa caminhada de 23 anos de vida religiosa na Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Uma congregação Brasileira que tem como fundador Padre Januário Baleeiro de Jesus e Silva, Amazonense que a 52 anos foi tocado pelo Espírito santo para fundar uma Congregação que tivesse como Carisma(serviço) “cuidar de padres e bispos idosos” . Ver nesses homens, que tanto se dedicaram ao serviço de Deus e, da Igreja, a Face do Cristo Sacerdote e ,muitas vezes a face do Cristo crucificado pelas enfermidades.
Diante dessa pequena introdução é possível entender ao celebrarmos hoje São Francisco de Sales, bispo da Igreja, como um de nossos patronos pois, o carisma Principal dos Oblatos é justamente cuidar dos bispos e padres enfermos.
Quando veio ao mundo no dia 21 de Agosto de 1567, no castelo de Thorens, na Savoia, seu pai já o imaginava como futuro advogado, cheio de glória e de prestígio. A mãe o educou para o sentido cristão da vida, á oração e ao amor aos pobres. Não longe estava Genebra, calvinista e separada da Igreja. Francisco cresceu fidelíssimo ao Papa e á Igreja Católica. Com dez anos de idade, recebeu a Primeira Comunhão e a Crisma. Aos onze anos, desiludido as esperanças do pai, quis receber a tonsura, como alguém que se preparava para o sacerdócio. Quando completou quinze anos, foi estudar em Paris, no Liceu Clermont, dirigido pelos jesuítas. Ali recebeu uma educação humanista excepcional, mas Cristo o atraía mais que as letras. Deu relacionamento com Ele se fez intenso e luminoso, como o demostrava seu estilo de vida entre os companheiros que o viam aproximar-se dos sacramentos da Confissão e da Comunhão todo domingo. Em 1588 seu pai lhe mandou a Pádua para estudar direito na Universidade. Juntamente com direito, estudou hebraico, a Sagrada Escritura, a teologia e os padres da Igreja e distinguia-se pela nobreza e pureza de vida. Era já um amigo íntimo de Cristo! Dentro de três anos, doutorou-se em Direito Civil e Canônico e consagrou-se a Nossa Senhora. Como são incompreensíveis os planos de Deus! Vocação é Vocação! O Bispo de Genebra já o admirava pela sua preparação teológica e espiritual. Pediu que ele se preparasse por três meses e, no dia 18 de dezembro de 1693 o ordenou Sacerdote. Francisco se lançou ao apostolado mais genuinamente sacerdotal: a pregação, as confissões, as visitas aos enfermos, a catequese. Pregava para converter ou para aproximar os irmãos de Cristo. Sua fama foi para Turim, á Roma, a Paris. Fazendo um relatório ao Papa, Francisco teve que afirmar, não obstante a sua humildade, que vinte e cinco mil pessoas haviam voltado ao catolicismo devido suas pregações. Em 1599, o Papa Clemente VIII o chamou a Roma para ouvi-lo pessoalmente. Quando Francisco Terminou de falar, o Papa se levantou para abraçar o jovem apostolo de 32 anos. Apenas chegado a Annecy, fora nomeado Bispo da Igreja. Sacerdote e Bispo, Francisco era guia de almas, um guia exigente e dulcíssimo: com os colóquios, com a confissão, com milhares de cartas. Sua máxima animava a todos: “ Deus chama a todos, em Cristo, a serem santos, não só monges e padres, mas também homens e mulheres no matrimônio, no trabalho comum, em qualquer condição de vida”. Escreveu muitas obras, entre elas as mais conhecidas: “ A introdução a vida devota”( A Filotéia) e o “ Tratado do Amor de Deus” ( Teótimo). Tendo ido a Lião, já bem debilitado pelas fadigas apostólicas, faleceu com apenas 55 anos idade, aos 28 de dezembro de 1622. Em 1655, o Papa Alexandre VII o inscreveu entre os Santos e, em 1877, o Beato Pio IX o proclamou Doutor da Igreja. Sua memória é celebrada no dia de hoje.
Oremos:
Ó Deus, para a salvação da humanidade, quisestes que São Francisco de Sales se fizesse tudo para todos; concedei que, a seu exemplo, manifestemos sempre a mansidão do vosso amor no serviço a nossos irmãos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
FONTE:
“Oremus Cum Ecclesia” Devocionário espiritual da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote.
Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP. Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.