São João da Cruz

14 de Dezembro

 Nascido em Fontivaros, na Espanha, no ano de 1542, recebeu o nome de Juan de Yepes. Seu pai era de família rica, mas foi deserdado da herança por ter se casado com uma mulher humilde.Com a morte do pai, sua mãe mudou para Medina. Aí, São João tentou diversos trabalhos, sendo ajudante num hospital e estudava a noite num colégio Jesuíta.  Com 20 anos, entrou para a Ordem Carmelita, a qual, junto com Santa Tereza Ávila, reformaram a Ordem recuperando princípios e disciplina.  Foi reitor de uma casa de formação, e reformou vários conventos. Foi prisioneiro por vários meses, tendo abraçado com prazer o sofrimento. Três coisas pedia a Deus; força para o trabalho e sofrimento; não sair deste mundo como superior de alguma Ordem e que morresse desprezado e humilhado pelos seres humanos. E assim aconteceu.  São João foi exonerado de todos os cargos da comunidade, seus últimos meses foram vividos em solidão e abandono, sendo desprezado pelos frades mais velhos, perseguido por estes e desonrado em público. Aos 49 anos de idade, no dia 14 de dezembro de 1591, entregou sua alma a Deus. Foi canonizado em 1726 e o Papa Pio XI o proclamou no ano de 1926, Doutor da Igreja.

Dizia São João da Cruz: “Vive no mundo como se nele habitassem somente Deus e tua alma; assim teu coração jamais de renderá às coisas terrenas”.

 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.