São João Fischer – Padroeiro dos que temem exortar

São JOÃO FISHER nasceu na Inglaterra, vindo de família rica. Desde muito cedo, demonstrou ser dotado de uma inteligência extraordinária, tanto que, aos 14 anos, ingressou na Universidade de Cambridge onde se formou em Teologia. Com 22 anos, foi ordenado sacerdote. Junto com a condessa Margarida Beaufort, futura avó do Rei Henrique VIII, fundiram dois colégios, onde se estudava latim, grego ou hebraico, para melhor aprofundamento na Bíblia Sagrada. Em 1504, João Fisher foi consagrado Bispo de Rochester, uma das menores e mais pobres dioceses do País, donde não quis mais sair. Por sua grande cultura, lutou contra a reforma luterana, tendo publicado vários livros de doutrina. O Rei Henrique VIII divorciou-se da esposa Catarina de Aragão, para se casar com Ana Bolena; buscou junto a Igreja anular o casamento, não tendo êxito. O Rei editou uma lei exigindo que todos os bispos a ele jurassem obediência (aqui teve origem a Igreja Anglicana, que não reconhece o Papa, mas o Rei, como autoridade máxima da Igreja) onde São João Fischer assim respondeu: “Somente até onde a lei de Cristo permitir”. Por não concordar com as intenções do Rei, foi preso e encarcerado na torre de Londres. – Em 22 de junho de 1535, foi decapitado, após, por três vezes não aceitar ser submisso ao rei, e permanecer fiel as leis de Deus e da Igreja. Suas últimas palavras foram: “Povo cristão, vim aqui para morrer pela minha fé na Santa Igreja Católica de Cristo”.

Oração para São João Fisher.

“São João Fisher, valoroso soldado de Cristo, que repreendíeis as heresias de vossa época e exortáveis aos sacerdotes a cumprir com fidelidade total a todos os deveres de consagrados, vós que preferistes dar vossa vida a aceitar os erros, nós vos louvamos por vossa vida tão santa e atitudes firmes. Pedimo-vos esse mesmo dom de exortar aos que erram, sempre com caridade, para que não venhamos a pecar por negligência diante dos erros alheios. Por Cristo Nosso Senhor, AMÉM” .


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.