São João Gualberto

12 de junho

João  Gualberto nasceu no ano de 995 em Florença. Filho de pais nobres e cristãos, foi educado  para ser cavaleiro, hábil nas armas e nas palavras, para administrar o patrimônio da família. Teve seu irmão mais velho assassinado, pelo que João Gualberto buscava vingar a sua morte. Consta que numa sexta feira santa, ele encontrou o homicida sozinho num caminho estreito; de imediato, desembainhou sua espada na intenção de realizar a vingança. Mas o adversário encontrava-se desarmado e caindo de joelhos , abriu os braços em forma de cruz lhe implorou “pelo amor da Santa Paixão de Nosso Senhor, lhe poupasse a vida”, ao que João Gualberto disse: “não posso recusar o que me pedes em nome de Jesus, Concedo-te a vida e a minha amizade. Ora para que Deus perdoe o meu pecado”. Após este fato, entrou na igreja de São Miniato, onde aos pés do altar, ajoelhou-se diante do crucifixo de Jesus. Diz a tradição que a cruz de Cristo se inclinou sobre ele, em sinal de aprovação do seu ato. João Gualberto tornou-se um humilde monge, sendo exemplo na oração, no estudo, na penitência e na caridade. Fundou a Congregação dos Valombrosanos, nome tomado do Vale Ombrosa, uma vila situada  perto de Florença, onde fundou seu primeiro mosteiro.  Após uma vida de austeridade, faleceu no dia 12 de julho de 1073. É considerado Padroeiro da Guarda e Engenharia Florestal.

Oração:

Amado João Gualberto, que soubestes perdoar ao assassino de vosso irmão, intercedei por nossa Igreja. Que a cada minuto de nossas vidas sejamos ajudados pela misericórdia divina e por vós, para que aprendamos tambem nós a graça do perdão. Amem”

São João Gualberto, Rogai por nós.

 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.