São José Operário

1 de maio de

No Evangelho Jesus é chamado “o filho do carpinteiro” (Mt13,55). De modo eminente nesta memória de São José se reconhece a dignidade do trabalho humano, como dever humano, como dever e aperfeiçoamento do homem, exercício benéfico de seu domínio sobre o mundo criado, serviço à comunidade, prolongamento da obra do Criador e como contribuição ao plano da salvação (cf. GS 34). Pio XII, em 1955, instituiu esta memória litúrgica no contexto da festa dos trabalhadores, universalmente celebrada a 1 de maio .

ORAÇÃO A SÃO JOSE: Gloriosos São José, que fostes exaltado pelo Esterno Pai, obedecido pelo verbo encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria: Louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer que alguém que vos tivesse recorrido a vós e fosse por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pecadores. Acolhei, pois, com bondade paternal a quem vos invoca (principalmente os trabalhadores e trabalhadoras), todos que O invocam com filial confiança e nos alcançai as graças que esperamos. Eu vos escolho como meu especial protetor. Sêde, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações: meu pai solícito em todas as necessidades. Obtendo-me, finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor.

REFERÊNCIAS: MISSAL ROMANO ; OREMUS COM ECLLESIA( Devocionário da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote)


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.