Hoje a Igreja celebra a festa do Evangelista São Marcos. O primeiro e mais antigo dos Evangelhos foi escrito por ele. Marcos era filho de Maria de Jerusalém, em cuja a casa se refugiou o Apóstolo Pedro libertado da cadeia (At 12, 12). Colaborou com Barnabé na obra apostólica de Paulo (Cl 4,10), junto do qual esteve também no cativeiro de Roma (Fm 24). Discípulo fiel de Pedro (‘meu filho”, 1Pd 5,13), escreveu o segundo Evangelho, recolhendo a pregação do Apóstolo sobre os ditos e os fatos de Jesus. O tema de seu anúncio é a proclamação de Jesus, Filho de Deus (1,1), revelado pelo Pai (1, 11; 9,7), reconhecido e temido até pelos demônios( 1,24; 3, 11; 5,7), rejeitado e contestado pelas multidões( 5, 40; 6,20), pelos chefes e sacerdotes( 2, 6; 3,6 etc), pelos discípulos( 4,13). Momento culminante do Evangelho de Marcos é a profissão de fé do centurião ao pé da cruz (15,39). As Atas de Marcos, escrito da metade do século IV, referem que Marcos, dia 24 de abril, foi arrastado pelos pagãos pelas ruas de alexandrina, amarrado com cordas ao pescoço. Jogado ao cárcere, no dia seguinte, sofreu o mesmo tormento atroz e sucumbio. A venda de seu corpo por dois comerciantes e mercadores de Veneza não passa de lenda (828). Porém é graças a essa lenda que de 976 a 1071, foi construída a estupenda basílica veneziana dedicada ao autor do segundo Evangelho, simbolizado pelo leão. Sua festa em 25 de abril é celebrada também pelos bizantinos.
São Marcos, Rogai por nós!
Marcos, vosso evangelista, a glória de proclamar a Boa-Nova, dai-nos assimilar de tal modo seus ensinamentos, que sigamos fielmente o caminho do Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Fontes:
Missal Romano
“Um Santo para dia” / Mario Sgabossa, Luigi Giovanni, (Tradutor Onofre Ribeiro). São Paulo: Paulus, 1983.
Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP. Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.