São Matias

14 DE MAIO

Matias é nome frequente entre os judeus e quer dizer ( dom de Deus). É o apóstolo que recebeu o dom do grande privilégio de ser agregado aos Doze, tomando o lugar vago deixado por Judas Iscariotes. Sua eleição foi mediante sorteio, após a ascensão do Senhor,pela proposta de Simão Pedro, que em poucas palavras, fixou os três requisitos para o ministério apostólico: pertencer aos que seguiam Jesus desde o começo,ser chamado e enviado. Ser testemunha ocular do ressuscitado!
Matias esteve, portanto,constantemente próximo de Jesus desde o início até o fim da vida pública.Testemunha de Cristo e mais precisamente de sua ressurreicao, pois a ressurreição do Salvador é a própria razão de ser do cristianismo. Matias, portanto, viveu com os onze o milagre da Páscoa e o poderá, com todo direito, anunciar Cristo ao mundo,como espectador da vida e obra de Cristo. Também a segunda e a terceira condições,ser divinamente chamado e enviado.

Tradição e morte

Segundo a tradição,Matias evangelizou na Judéia,na Capadócia e depois na Etiópia.Ele sofreu perseguições e o martírio, morreu apedrejado e decapitado em Colchis, Jerusalém,testemunhando sua fidelidade a Jesus.Sua festa , foi por muito tempo a 24 de fevereiro para evitar o período quaresmal, foi fixada pelo novo calendário a 14 de maio,data certamente mais próxima do dia de sua eleição.

ORAÇÃO

“Ó glorioso Apóstolo , vós sois uma luz em meio à multidão,um testemunho vivo da ressurreição de nosso Senhor.Mesmo sem tê-lo visto, queremos também ser sinais e anunciadores do ressuscitado. Ajudar-nos, mesmo em meio às dificuldades,a evangelizar levando a experiência do encontro pessoal com Jesus”
São Matias, rogai por nós!

Anna Maria Oliveira, Pedagoga na Escola Ormi França Araújo na área da Educação Especial. Participa pastoral litúrgica, é campista e catequista de adultos na Paróquia Santa Clara de Candói PR.