São Nicolau

Queridos irmãos e irmãs que nos acompanham pelo “Portal do Peregrino”. Com as graças de Deus estamos começando mais uma semana, aliás, a segunda semana do Santo Advento. Tempo forte, chances novas que Deus nos dá para prepararmos bem a “nossa casa”, não somente a casa feita de cimento, tijolos, pedras onde moramos, más, acima de tudo , prepararmos a “casa do nosso coração” para recebermos com dignidade o menino Deus que A Palavra nos aponta . E, olhem caríssimos ….não adianta esconder as “sujeirinhas” debaixo do tapete; Ele perscruta rins e corações (Rm 8;27). Nos preparemos bem participando do sagrado sacrifício da santa missa, façamos uma confissão minuciosa e pratiquemos sempre a caridade, pois, tudo passará, somente a caridade permanecerá ( 1 Cor, 13).o ano 270, sendo educado  por

  • Hoje a liturgia da Igreja celebra São Nicolau.  Nasceu na antiga cidade de Pátara, território atual da Turquia, por volta do ano 270, sendo educado por uma família de pais abastados e muito virtuosos que ensinou com muito diligência o menino Nicolau nos princípios e valores cristãos. Já na tenra idade já demostrava sinais de santidade e preocupação com os menos favorecidos e marginalizados. Nicolau, quando jovem ao receber uma grande herança da família, fez-se apenas o administrador daqueles bens que tornaram dos pobres. Nicolau, jovem totalmente livre e desapegado.

São Nicolau já muito virtuoso, bondoso e  piedoso  foi  elevado a dignidade episcopal por inspiração sobrenatural dos próprios bispos para  ser bispo de Mira onde atuou com grande zelo apostólico participando , inclusive , do concilio de Nicéia em 325. É reconhecido como padroeiro da Rússia,  da Noruega e da Grécia. Em Portugal é conhecido como padroeiro dos estudantes. Já na Armênia, ele é padroeiro dos guardas que trabalham a noite. Na Itália , especialmente  em Bari, ele é padroeiro dos coroinhas juntamente com São Tarcísio .

Uns dos pontos que marcantes desse grande santo é o fato de ser relacionado com o personagem do “Papai Noel “ devido sua característica de dar presentes. Tinha o hábito de colocar os presentes das crianças em saco, jogando-os dentro das chaminés de suas respectivas casas sempre no anonimato.

Hoje, São Nicolau é muito venerado tanto no Oriente, onde nasceu e exerceu seu ministério episcopal, quanto no Ocidente. Foi na cidade italiana de Bari onde encontraram suas relíquias, que a devoção do “bom velhinho” se espalhou por todo o continente europeu e chegou até nós. Até o grande doutor angélico:  Santo Tomás de Aquino era devoto de São Nicolau e, certa vez celebrando a missa numa pequena capela dedicada a São Nicolau teve uma visão e disse” TUDO QUE ESCREVI ATÉ HOJE PARECE-ME UNICAMENTE PALHA, EM COMPARAÇÃO COM AQUILO QUE VI E ME FOI REVELADO “. Não duvidemos que São Nicolau, o bom samaritano das crianças pobres presenteou o Santo angélico com essa fala célebre e perpassou os anos e chegou até nós.

OREMOS:  deus de misericórdia, guardai-nos de todo perigo, pela intercessão de São Nicolau, para que se abra diante de nós, sem obstáculo, o caminho da salvação.  Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

São Nicolau! Rogai por nós!

Referências 

“ Um santo para cada dia”/ Mario Sgarbossa, Luigi Giovanni. São Paulo : Paulus, 1983.

Henri Daniel-Rops, “ A Igreja dos Apóstolos e dos Mártires, São Paulo : Quadrante, 1988.

 Missal romano ; Paulus.


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.