06 de dezembro
Tambem conhecido como Nicolau de Mira e de Bari; é padroeiro da Rússia, de Moscou, da Grécia, de Lorena na França, de Mira na Turquia e de Bari na Itália; das crianças, das moças solteiras, dos marinheiros, dos cativos e dos lojistas. Filho de nobres, nasceu provavelmente no ano de 250.
Foi consagrado Bispo de Mira, atual Turquia, quando ainda era jovem e desenvolveu seu apostolado na Palestina e Egito. Desde criança tinha grande espiritualidade; desprezava os divertimentos e vaidades, preferindo frequentar a Igreja. Tanto que se dizia que para encontrar o Santo, deveria percorrer três lugares: na Igreja, onde rezava; nas prisões confortando os detentos ou nos hospitais, procurando saber dos doentes e das suas necessidades.
Costumava fazer doações anônimas em moedas de ouro, roupas e comidas as viúvas e aos pobres. Dizem que São Nicolau colocava presentes para as crianças em sacos e os jogava à noite nas casas, para serem encontrados pela manhã. Nicolau uma vez ouviu falar de uma pessoa que caíra na pobreza, decidida a abandonar suas filhas para a prostituição.
Determinado a conservar a inocência delas, saiu a noite e levou consigo um saco de ouro; atirou-o pela janela e saiu correndo na escuridão. Ao acordar o pai considerou o presente como dádiva de Deus e deu-o como dote a filha mais velha.
O Santo o fez mais duas vezes, atendendo assim as três filhas, sendo descoberto pelo pai na terceira vez quando caiu aos seus pés, beijando-o dizendo: “Nicolau, porque te escondes de mim? Vieste em meu socorro e foste quem libertou do inferno a minha alma e a das minhas filhas”. Conta a tradição que foi a partir de São Nicolau que surgiu o simbolo do Papai Noel. São Nicolau nos exemplifica e recorda seu grande amor às crianças e aos pobres e a alegria de poder servi-los em nome de Deus.
São Nicolau, Rogai por nós.
Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.