São Paulo da Cruz, o irmão missionário

Paulo Francisco, mais conhecido como “São Paulo da Cruz”, nasceu no dia 03 de janeiro de 1694 na região de Piemonte, cidade de Ovada, logo na província de Alexandria que é localizada na Itália. São Paulo da Cruz, com um coração puro e fervoroso desde muito novo para encarar missões, foi fundador das Congregações dos Padres e das Irmãs Passionistas e contemplativo pela Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. A sua jornada começou aos 19 anos. Em uma celebração, Paulo ouviu sermões do padre que presidia a celebração e então renovou seus votos doando sua vida inteira para Deus. Iniciando como eremita, Paulo pregava para pessoas carentes que estavam em sua proximidade sempre exaltando a Paixão de Nosso Senhor.
Diante do seu dom da palavra, o “irmão Paulo”, assim conhecido, acabou renovando os corações e convertendo várias pessoas se tornando missionário e um verdadeiro adorador. Adiante, notando o interesse e o dom divino de Paulo, o bispo acabou ordenando-o sacerdote. A partir daí, São Paulo da Cruz, acredita que as mulheres também deveriam estar presentar na caminhada com Cristo e para Cristo, foi aí que surgiu a Congregação das Irmãs Passionistas.
Sua dedicação a Cristo foi vitalícia. São Paulo da Cruz viveu até os seus 81 anos. Dedicou sua vida inteiramente a Deus. Esclarecido de estar padecendo, O irmão Paulo pediu a benção ao Papa Pio VI que o levou até Roma, mais tarde, nos anos de 1775, Paulo Francisco veio a falecer.
Que possamos, por intercessão de São Paulo da Cruz, renovados com o coração missionário, viver e crer em Cristo sem cessar. Deixo aqui duas orações de São Paulo da Cruz para que possamos meditar neste dia:

ORAÇÃO 1
Ò glorioso São Paulo da Cruz, que meditando a Paixão de Jesus Cristo, vos elevastes a
tão elevado grau de santídade na terra, e de tanta felicidade no Céu.
E pregando-a, oferecestes ao mundo, o remédio mais eficaz contra todos os seus males.
Pois, obtende-nos a graça,
de tê-La sempre impressa em nosso coração, a fim de que possamos obter os mesmos
frutos, no tempo e na eternidade. Assim seja!

ORAÇÃO 2
“Glorioso e Eterno Deus, que conferistes a São Paulo da Cruz a graça das grandes
iniciativas cristãs, fazendo-o fundador dos Padres Passionistas, concedei-nos a graça de
sermos sempre diligentes e fiéis para as coisas de Deus. Isto vos pedimos por Cristo
Nosso Senhor. Amém. São Paulo da Cruz, rogai por nós!”
“Orai 24 horas por dia, isto é, fazei todas as ações com o coração e a mente elevados a
Deus”.

– São Paulo da Cruz


Kauany Francisco Costa, acadêmica e residente de História pela Universidade Estadual de Maringá. Participa da Renovação Carismática Católica na Paróquia Divino Espírito Santo no município de Ivaiporã, Diocese de Apucarana – PR.