“ Bem aventurados os pobres de espírito, pis deles é o reino dos céus”.( Mt 5,3).
É importante sabermos que a palavra bem-aventurado em grego significa ditoso ou feliz, é importante estabelecer que as bem-aventuranças apresentam uma certa diferença ou contraste bastante claro entre a felicidade segundo Deus e a felicidade segundo o mundo.
O santo que a igreja celebra hoje, São Pedro Damião, teve por norte justamente esse contraste e levou essa máxima de jesus cristo a fundo na vida e como caminho para santidade. São Pedro Damião nasceu em Ravena, por volta do ano de 1007. Na juventude, ingressou no mosteiro de Fonte Avellana, pertence a ordem camaldulense, recém -fundada por São Romulado. Foi um grande incentivador da comunidade cristã, onde mais tarde foi nomeado bispo e cardeal . Era de vida muito simples e austera. Ate o grande poeta Dante Alighieri coloca São Damião no ceu de Saturno e o cita como homem simples, com predileção a comida simples e vida contemplativa. Segundo Dante São Damião atacava veementemente o luxo, todo tipo de requinte e vida baseada em status e aparência.( Um santo para cada dia: Sgarbossa ; guivanni; 1983). São Pedro Damião era tão centrado e exalava uma espiritualidade que Deus deu a ele a graça de permanecer vivo aconselhando seis papas para OS dirigindo rumo a paz frente as crises no seu tempo . Foi grande cooperador da reforma da Igreja (a “reforma gregoriana”) que estava no seu ápce. Deixou importantes escritos litúrgicos, teológicose morais. Faleceu em Faenza, aos 22 de fevereiro de 1072.
Aprendamos com São Pedro Damião a nos desapegarmos de tudo aquilo que é provisório, passageiro , circunstancial e, nos voltemos para aquilo que realmente é fundamental em nossa vida : o serviço e a disponibilidade para o Reino de Deus.
Oremos:
Ò Pai todo-poderoso, dai-nos seguir as exortações e o exemplo de São Pedro Damião, para que, nada antepondo a Cristo, e servindo sempre á vossa Igreja, cheguemos ás alegrias da luz eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do espirito Santo.
São Pedro Damião ……..ROGAI POR NÓS!!!!!!!!!!!!!
Referência:
“ Um Santo para cada dia”. Mario Sgarbossa, Luigi Giovanni, ( Tradutor Onofre Ribeiro). – São Paulo: Paulus, 1983.
Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP. Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.