São Pio X, Papa

Amar a Igreja, querer o seu e bem defende-la é o dever de todo Católico. Como batizados somos chamados a promover a unidade da nossa Igreja, pois ela nos leva à pratica da caridade e nos conduz à Deus. Entretanto, é muito comum acontecerem discórdias dentro das comunidades. Mas isso acontece quando se coloca os projetos individuais acima do projeto comum que é a pratica evangélica. Para evitar que nossas inclinações terrenas tomem conta de nossas comunidades é necessário voltar nossos olhares constantemente para Jesus, pois Ele é o Centro da nossa Igreja e nos ensina a caminhar da forma correta.  Também é muito proveitoso estudar a vida dos santos e aprender com eles a amar verdadeiramente a Igreja e extinguir em nós os desejos egoístas; e o Santo que hoje celebramos nos ensina a sermos fiéis amorosos com a comunidade que pertencemos. Através de seu exemplo de humildade, caridade e zelo pastoral nos ensinou que precisamos ser bons filhos da Igreja. Mas enfim, já sabe de que Santo estou falando?  Você já ouviu falar em São Pio X? Pois bem, te convido a conhecer um pouco melhor a história de vida deste admirável e humilde Santo. Por favor, me acompanhe.

José Melquior Sarto nasceu no dia 2 de junho de 1835 num pequeno vilarejo na região de Riese, norte da Itália. A família era numerosa e seus pais eram camponeses muito pobres, todavia, eram religiosos e educavam os filhos de acordo com os ensinamentos da Igreja. Era um exemplo de família piedosa; e no seio desta família José se formou com um caráter voltado às coisas religiosas, e apesar da pobreza em que vivia era muito dedicado e conseguia conciliar os trabalhos do dia a dia com os estudos.

Seus pais perceberam que o pequeno José possuía uma brilhante inteligência e, por isso, concordaram que o fariam de alguma maneira ir à escola. Mas, a única escola que tinha naquela região era muito longe do vilarejo e José caminhava descalço por muitos quilômetros. Como a família era muito pobre e não tinha alimento em fartura, normalmente ele passava o dia se alimentando apenas de um pedaço de pão. Nesta época, José já era muito piedoso e almejava o sacerdócio.

Quando finalmente estava se preparando para seguir seu caminho vocacional, seu pobre pai com a saúde debilitada por trabalhos e sofrimentos faleceu. José se viu desencorajado para ingressar no seminário pensando que seria mais útil em casa. Mas incentivado pela mãe, ingressou. Todavia, sofreu muito ao longo da caminhada, pois muitas vezes pensou seriamente em retornar para casa da mãe. Mas, com o incentivo dela ele continuou e aos 23 anos de idade foi ordenado sacerdote.

Devido a sua inteligência brilhante, humildade e piedade sua ascensão nos cargos eclesiásticos foi muito rápido. Após ordenado tornou-se vice-vigário num vilarejo, depois vigário de uma grande paróquia e pelo seu zelo pastoral marcante, o bispo o nomeou cônego da catedral de Treviso. Permanecendo pouco tempo como cônego foi ordenado Bispo da diocese de Mântua. Alguns anos depois o Papa o nomeou cardeal e em 1903 foi eleito Papa.

Quando foi eleito Papa permaneceu humilde e sereno. Manteve-se na modéstia e na simplicidade, entretanto, rígido quando necessário.

Você lembra que no inicio eu disse que o santo de hoje nos ensinaria a viver melhor a unidade dentro de nossas comunidades? pois bem, o lema que ele escolheu para o seu pontificado foi “restaurar todas as coisas em Cristo” e por isso, ele promoveu grandes renovações dentro do clero, mas elas não se limitaram apenas aos padres e religiosos, mas estendeu-se também aos leigos incentivando a comunhão diária, e uma catequese mais acessível, pois de acordo com ele os fiéis precisavam conhecer a fé que professavam para poder ama-la. Ele nutria grande carinho pelas famílias e a elas incentivava a récita diária do santo terço, e afirmava que os leigos tinham grande importância na vida da Igreja.

São Pio X, tinha um grande zelo pastoral e amava a Santa Igreja; e por 11 anos se empenhou incansavelmente na organização eclesial. Mas, cansado de tanto trabalho à serviço de Cristo e do povo, São Pio X morreu em 20 de agosto de 1914 aos 79 anos, e logo começou a ser aclamado santo pelos fiéis. Sendo assim, em 1954 foi celebrada sua canonização.

Portanto, queridos irmãos, aprendamos com o Papa São Pio X a sermos zelosos com a Igreja e com a Fé que professamos. Aprendamos também a nos doar à serviço de nossas comunidades buscando assim como o santo de hoje apresentar a verdade e com caridade extinguir os erros.

São Pio X, interceda a Deus por nós!

 

 


Eduardo Correia Nassar, é graduado em Filosofia, atua como Ministro Auxiliar da Sagrada Eucaristia e Catequista na Paróquia Nossa Senhora do Rosário,  em Rosário do Ivaí PR.