31 de agosto
Raimundo Nonato nasceu no ano de 1204, numa cidade próxima a Barcelona, na Espanha. Descendente de uma família nobre, recebeu este nome que quer dizer “não nascido”, pois veio ao mundo sendo extraído do corpo de sua mãe que já estava morta; por isso é invocado como padroeiro e protetor das parteiras e obstetras. Desde pequeno se mostrou interessado pela vida religiosa, pelo que seu pai o fez ir trabalhar numa propriedade sua, onde cuidava do rebanho. Passava muito tempo em oração e meditação, visitando muito um local dedicado a Nossa Senhora; conta-se que, enquanto ia rezar naquele local, os anjos cuidavam do rebanho. Ingressou na Ordem de Nossa Senhora das Mercês, onde tornou-se exemplo de santidade com seu trabalho vocacional. Foi enviado para o norte da Africa – Berbéria – com uma considerável soma em dinheiro, para comprar a liberdade de um grande numero de escravos. Quando esgotou-se os recursos, ele mesmo se ofereceu como refém em favor do resgate de outros. Mesmo preso, converteu e batizou muitos, tendo por isso sido condenado a morte, devendo ter uma estaca atravessada ao seu corpo, punição essa que foi convertida em sofrimentos cruéis, tendo inclusive os lábios perfurados por ferro quente, onde foi colocado um cadeado para que ele não pudesse mais pregar a palavra de Deus. O Governador ordenou que o mesmo fosse preso e torturado, assim permanecendo até que alguns monges vieram e pagaram pelo seu resgate. Ao retornar a Espanha, foi nomeado pelo Papa Gregório IX como Cardeal, mas não conseguiu chegar a Roma, falecendo em Cardona no ano de 1240 aos 36 anos de idade. Seu corpo foi depositado na mesma ermida de São Nicolau, local onde ia rezar durante os anos em que era pastor.
ORAÇÃO: ‘Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Raimundo Nonato anunciou insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espirito Santo, Amém”.
Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.