São Ricardo

Muito pouco sabemos do santo que celebramos hoje; São Ricardo. Nasceu na Inglaterra no século VII e era pai de três filhos. Todos nós, pelo batismo , somos chamados a santidade. Santo Ricardo ao descobrir sua vocação para vida matrimonial, quis ser santo em tal condição, más, seguir a Cristo de uma maneira mais radical, e quis que seus três filhos também o fossem, enfim, formando uma família santa para Deus. Como seria bom que todas as famílias compreendessem a importância de correspondermos com o chamado de Cristo, pelo batismo, para a santidade, como nos testemunha São Ricardo e sua família….
O pai, marido e Santo quis fazer uma peregrinação, juntamente com seus filhos para terra santa: Winebaldo, Wilibaldo e Walberga. Más, infelizmente nessa viagem São Ricardo adoeceu gravemente e faleceu no ano de 722. Foi um pai, um chefe de família que deu grande testemunho de santidade para seus filhos. São Bonifácio, parente muito próximo, convocou seus três filhos para seguirem o exemplo do pai e evangelizarem na Germânia. Realmente, como os exemplos arrastam!!! Que lindo e frutuoso exemplo os filhos seguiram de São Ricardo. Todos os três filhos aprenderam a serrem santos como o pai. Por esse santo de hoje é considerado também como “padroeiro das famílias”. Que nós e nossas famílias sigamos a grande responsabilidade que adquirimos em nosso batismo: sermos santos. Não importando a vocação que escolhamos .

São Ricardo , rogai por nós!!!!


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.