São Tomé

Ei, você já ouviu falar em São Tomé? Certamente que sim; e provavelmente ao citar seu nome você lembrou da passagem bíblica que apresenta a incredulidade dele diante do mistério da Ressurreição. Mas, a história de São Tomé não se encerra por aí.

Vamos conhecer um pouquinho mais sobre sua vida?  Afinal, hoje, 3 de julho, a Igreja celebra o dia de São Tomé.

A respeito de sua vida antes de aderir ao seguimento de Cristo e depois da Ressurreição, pouco se sabe. Entretanto, sabemos que era um humilde pescador quando Jesus o chamou para o discípulado.

Pelo fato de não estar com os outros discípulos quando Jesus apareceu, duvidou da aparição; e por isso, popularmente São Tomé ficou conhecido pelo ato de duvidar da Ressurreição de Jesus, sendo assim, atribui-se a ele, popularmente, a característica de pouca fé. Todavia, um dos momentos mais importantes da vida de Tomé foi justamente o episódio que se dá a partir do ato de incredulidade, quando ao contemplar o Cristo com as chagas abertas, professa sua fé exclamando: “Meu Senhor e meu Deus!”

A partir de então, de acordo com a tradição, São Tomé partiu para o Oriente em missão. Realizando o projeto de Jesus, anunciou a Boa Nova ao maior número de pessoas, convertendo-as. Enquanto viveu proclamou com convicção o que ouviu e contemplou.

Acredita-se que tenha sido martirizado na índia onde, muitos séculos depois, foram encontrados seus restos mortais pelos navegadores portugueses.  Suas relíquias são veneradas até hoje na Basílica de São Tomé que fica em Chennai, na Índia.

Até o ano de 1925 a Igreja celebrou o dia de São Tomé em 21 de dezembro. Todavia, para acomodar o dia de são Pedro Canizio, celebrado na mesma data, houve a mudança para o dia 3 de julho.

São Tomé Apóstolo é consagrado pela Igreja como padroeiro dos pedreiros, dos arquitetos e dos deficientes visuais.

Que pela intercessão de São Tomé sejamos atentos aos sinais do Ressuscitado e alcancemos a pátria celeste.

 

 


Eduardo Correia Nassar, é graduado em Filosofia, atua como Ministro Auxiliar da Sagrada Eucaristia e Catequista na Paróquia Nossa Senhora do Rosário,  em Rosário do Ivaí PR.