21 de dezembro
Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus. Era judeu, da Galiléia e possivelmente pescador. Ele acompanhou Jesus durante os três anos da vida pública do Mestre. De temperamento desconfiado, inclinado a ver dificuldades e o lado ruim em tudo, mas dotado de um coração complacente, corajoso e amoroso. A memória de São Tomé está muito ligada ao fato de ele ter duvidado de seus companheiros quando estes afirmaram que viram a Jesus ressuscitado e este disse que só acreditaria vendo. Sua dúvida hoje nos ajuda a entender que Deus não rejeita a necessidade da certeza, mas elogia aqueles que “acreditam sem terem visto”. Após a ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo, Tomé saiu como evangelizador; sabe-se que ele anunciou a boa nova entre os partas, os medos e os persas. Tambem foi ele quem levou o Evangelho pela primeira vez à Índia, onde foi perseguido pelos líderes religiosos. Foi martirizado, tendo a vida ceifada por lanças devido a sua pregação. Foi no século XVI que os portugueses descobriram a cripta onde estava sepultado o corpo de São Tomé, bem como suas relíquias, sendo um pouco de sangue e um pedaço de lança que o feriu de morte. São Francisco Xavier, no mesmo século, também encontrou a herança cristã deixada por São Tomé na Índia. Que São Tomé nos ajude a termos fé e acreditar em Jesus cada dia de nossa vida.
ORAÇÃO:
“Ó apóstolo São Tomé, experimentaste o desejo de querer morrer com Jesus, sentiste a dificuldade de não conhecer o caminho, e viveste na incerteza e na obscuridade da dúvida. Na alegria do encontro com Jesus Ressuscitado, na comoção da fé reencontrada, num ímpeto de terno amor, exclamaste: “Meus Senhor e meu Deus”. O Espírito Santo transformou-o num corajoso missionário de Cristo, incansável peregrino do mundo, até os confins da terra. Protege a tua Igreja, a mim e a minha família e faz com que todos encontrem o caminho, a paz e a alegria para anunciar, com paixão e abertamente, que Cristo é o único Senhor Salvador do mundo, ontem, hoje e sempre, amem”.
Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.