São Tomé (Apóstolo)

3 de julho

Tomé foi o Apóstolo que expressou solidariedade a Cristo na última viagem para Jerusalém com as palavras: “ ( …) Vamos também nós, para morrermos com ele!”. Foi em resposta à sua pergunta sobre o caminho para o Pai que o Senhor afirmou: (…) Eu sou o caminho, a verdade e avida”. Tomé reparou sua incredulidade sobre a Ressurreição do Senhor com a profissão de fé feita oito dias depois: “Meu Senhor e meu Deus”. O martirológio jeronimiano ( Séc.VI) comemora a transladação de seu corpo para Edessa, Síria( atualmente Turquia) a 3 de julho.

São Tomé, rogai por nós!

OREMOS:

Deus todo-poderoso, concedei-nos celebrar com alegria a festa do Apóstolo São Tomé, para que sejamos sempre sustentados por sua proteção e tenhamos a vida pela fé no Cristo que ele reconheceu como Senhor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Fonte : Missal Romano


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.