Evangelho Jo 20,24-29

A festa do apóstolo São Tomé nos ajuda a refletir e compreender sobre a nossa própria vida, nossas diferenças nas personalidades, reações, dúvidas, crenças, apostas, atitudes diferentes frente às realidades que nos envolvem. Tomé é o apóstolo de Jesus. Conviveu e sonhou realidades novas com Ele.

A paixão, crucifixão, morte e ressurreição de Jesus é uma realidade muito nova para ele. A aparição de Jesus Ressuscitado a algumas pessoas do grupo e depois com o grupo todo reunido é uma realidade nova. Deixa-o muito preocupado e com muitas dúvidas sobre aquilo que estão relatando. Suas atitudes abre nova perspectiva catequética. O processo de compreensão, de amadurecimento e profissão de fé na pessoa de Jesus é gradual. A nossa catequese precisa ser testemunhal e vivencial, resultado da compreensão lenta e gradual da pessoa de Jesus e seu projeto de vida. Cada pessoa possui seu próprio modo e tempo para a compreensão. Não é como uma comunidade deseja. A prática evangelizadora precisa ser profunda e não movida somente pela emoção e entusiasmo passageiro.

“Nós vimos o Senhor” é um forte testemunho de vida da comunidade. A atitude crítica e pedagógica do apóstolo Tomé abre um novo horizonte. Ele é bem inserido e participativo na comunidade. Suas dúvidas não lhe levam ao afastamento e ao abandono da comunidade. Seus questionamentos e dúvidas manifestadas por Tomé  dentro da comunidade com certeza criaram um clima tenso.

A saudação de Jesus com “A paz esteja convosco” é muito importante para o grupo e para o Tomé. Jesus Ressuscitado dialoga diretamente com Tomé e com a comunidade reunida. Isso é muito importante para a vida da comunidade. O diálogo sincero e maduro faz crescer a vida da comunidade. Tomé havia dito: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. Jesus dá respostas para essas dúvidas, dizendo: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”.

Jesus Ressuscitado está atento às nossas dúvidas, as incertezas, os medos e as alegrias. Não podemos ficar reclamando para Deus sobre alguns aspectos da nossa vida pessoal, da família e da comunidade, como se Jesus não ouvisse nem visse a nossa vida e nossas necessidades. Precisamos acreditar nEle. O desafio que Jesus lança para nós diz respeito à nossa fé: não sejas incrédulo, mas fiel. Tomé não ficou com medo de professar a sua fé em Jesus Ressuscitado, disse: “Meu Senhor e meu Deus!”

A nossa profissão de fé precisa amadurecer e dar frutos bons. Não precisa ser uma profissão de fé da boca para fora. Essa fé deve brotar das entranhas do nosso coração. Jesus Ressuscitado mostra que muitas pessoas acreditam nEle sem O terem visto nem verem realidades extraordinárias. Jesus os considera felizes, pois existe nelas uma força interior lhes conduz a uma fé profunda. Em nossas comunidades existem muitas pessoas assim! Que Jesus Ressuscitado encha o nosso coração de amor e aumente a nossa fé consigamos dizer todos os dias: “Meu Senhor e meu Deus!”