São Turíbio de Mongrovejo

São Turíbio de Mongrovejo, bispo corajoso que deixou um grande legado Espanhol e filho de uma família rica da nobreza, Turíbio foi formado em direito, e participava da inquisição, desde jovem, já possuía a honestidade e justiça com característica.
Rei Felipe II percebeu as qualidades de Turíbio de Mongrovejo e pediu ao Papa Gregório XIII que o nomeasse arcebispo da América Espanhola, então, o Papa atendeu. Diferente dos processos nos dias de hoje, após um discernimento, Turíbio recebeu todas as ordens sagradas de uma só vez, inclusive a ordenação sacerdotal. Assim, em 1580, ele foi sagrado Arcebispo de Lima, no Peru. Foi dessa maneira, aparentemente improvisada, que nasceu um dos maiores apóstolos da América Latina. Com o apoio de todo o povo indígena, Dom Turíbio organizou inúmeras comunidades em sua imensa diocese, realizou assembleias e até mesmo sínodos, dessa forma convocando todos para a evangelização.
Dom Turíbio realizou e coordenou dez concílios da diocese e também três concílios provinciais, que posteriormente formaram a principal estrutura organizacional da Igreja Católica da América espanhola, a qual dura até os dias atuais.
No ano de 1594, Dom Turíbio já tinha percorrido quinze mil quilômetros em missão pela América Espanhola, ele ensinava, pregava, convertia, devolvia dignidade e administrava os sacramentos aos índios, segundo os livros das paróquias, até tal ano o mesmo tinha administrado a crisma a nada menos que sessenta mil fiéis, inclusive, crismou três santos da América Espanhola, Santa Rosa de Lima, São Francisco Solano e São Martinho de Porres, frutos preciosos de sua grande missão na América Espanhola.
São Turíbio esteve à frente da fundação do primeiro seminário instituído nas Américas, assim, formando diversos missionários ardorosos, o que muito ajudou no processo de evangelização da América Espanhola.
Pouco tempo antes de sua morte, São Turíbio doou todas as suas roupas, até mesmo as que cobriam seu próprio corpo, tudo para os pobres e àqueles que trabalhavam a seu serviço, tal gesto resumiu o comportamento de toda sua vida.
São Turíbio morreu no dia 23 de março do ano 1606. Sua canonização foi celebrada pelo Papa Bento XIII, em 1726. Na ocasião, o Papa declarou São Turíbio de Mongrovejo como o Apóstolo e Padroeiro do Peru.

Fontes:
vaticannews.va; Martirológio Romano; cruzterrasanta.com.br


Amanda Mell, é Ministra Auxiliar da Sagrada Eucaristia, integrante da PASCOM, Assessora da Juventude e  Coordenadora do Grupo de Jovens Luz do Mundo da Paróquia Santa Clara, Candói – PR.