São Venceslau

28 de setembro

 

Venceslau nasceu no ano de 907. Seu pai, Duque da Boêmia, Vratislau, era cristão, como também seus avós. Venceslau foi educado pela sua avó Ludmila, num ambiente cristão. A mãe de Venceslau no entanto, era pagã, ambiciosa e inimiga da religião. Com a morte de seu pai, assumiu o reinado a mãe, que tinha mas intenções e, juntamente com o outro filho, Boleslau, também ambicioso e violento, expulsaram os missionários católicos, e perseguiam os cristãos. O povo ficou revoltado e pressionaram Venceslau a assumir o reinado, o fazendo através de um golpe de estado. Venceslau governava então com muita sabedoria, tendo construído várias Igrejas e chamado de volta os sacerdotes exilados. Por oito anos governou o povo, tendo a fama de “príncipe santo”, por se dedicar a todos, especialmente aos pobres, encarcerados, doentes, viúvas e órfãos, aos quais levava ajuda, palavras de fé, carinho e consolo. Por isso, conquistou em pouco tempo a confiança e o coração do seu povo que o amava e que era amado por este. Isto desencadeou muita fúria em sua mãe e em seu irmão, que planejaram seu assassinato. Primeiro, mataram a avó, sufocando-a com seu próprio véu enquanto esta rezava. Venceslau foi convidado para um banquete que seria para reconciliação da família, mas quando foi rezar na capela do palácio, como fazia diariamente, foi apunhalado pelas costas junto ao altar, por seu próprio irmão. Suas últimas palavras foram: “ Pai, em tuas mãos entrego meu espírito”. Seu corpo foi sepultado na Igreja de São Vito, em Praga, sendo desde então cultuado como Santo. A Hungria, Polônia e Boêmia, tem em São Venceslau seu protetor e padroeiro. No século XVIII a Igreja o inscreveu no calendário litúrgico, marcando o dia 28 de setembro para sua festa.

ORAÇÃO: Ó Deus, Pai de bondade, Pai de misericórdia, eu te louvo, eu te bendigo, eu te adoro. A exemplo de São Venceslau, quero encontrar no Evangelho inspiração constante para minha vida. Quero viver as bem aventuranças e cumprir com alegria o mandamento do amor. Amem. São Venceslau, rogai por nós.

 


Ladislau Pietrovski, nascido em 14/01/1959 na localidade de Rio Macacos, município de Pitanga PR. Casado, sendo abençoado com 03 filhos e 03 netos. Formado em direito, exerce a função de Agente Político junto a Prefeitura de Pitanga. Atua na Igreja Católica, tendo sido indicado juntamente com sua mãe Rozália como primeiros Ministros Extraordinário da Eucaristia, enviados pelo primeiro Bispo da Diocese, Dom Frederico Helmell. Trabalhou na preparação de noivos para o matrimônio, pais e padrinhos para o batismo, na formação de ministros em outras paróquias, e faz parte da equipe do Acampamento. Tem como ditado: “Brigo três dias sem beber água pela minha Igreja”.