Seguir o Mestre

A Liturgia da Palavra deste Segundo Domingo do Tempo comum nos convida a refletir sobre o chamado do Senhor em nossa vida. Deus tem um projeto para todos os seus filhos. É preciso estarmos atentos e disponíveis para realizarmos aquilo que o Senhor pede de nós

Ao apresentar Jesus como o Cordeiro de Deus, João Batista evocou um importante acontecimento na história do Povo de Israel. Quando os hebreus estavam prestes a saírem do Egito para viverem a experiência do Êxodo, o Senhor lhes dera a ordem de matar um cordeiro e ungir os umbrais de sua casa com o sangue do animal. (cf. Ex 12, 21-28) Desta forma, o anjo da morte pouparia os filhos de Israel e exterminaria os filhos de seus opressores. Jesus tinha a missão de reconciliar o mundo com o Pai e eliminar o pecado do mundo. Através do seu sangue derramado na cruz, Ele garantiu a salvação para os filhos de Deus e eliminou a opressão da morte. Desta forma, Jesus se apresenta como um novo horizonte de sentido capaz de conduzir o ser humano à plenitude da vida. Os discípulos de João Batista foram capazes de perceber essa novidade. Por isso, foram atrás de Jesus para conhecê-lo e tornaram-se seus discípulos.

O diálogo de Jesus com os dois discípulos de João Batista é muito interessante e nos revela alguns traços fundamentais da pedagogia de Deus. Três verbos merecem a nossa atenção neste Evangelho: vir, ver e permanecer. (v. 39) Temos aqui uma síntese da pedagogia de Jesus. Ver é o primeiro contato com o Senhor capaz de inflamar o nosso coração e atrair-nos para junto Dele. Ver é a experiência do encontro com o Mestre, capaz de abrir os nossos horizontes, transformar a nossa mentalidade e apontar-nos um novo caminho. Permanecer é a consolidação da fé capaz de nos amadurecer e dispor-nos para a experiência do discipulado. Portanto, não existe discipulado sem intimidade com Deus. A Igreja não é apenas uma organização social formada por pessoas de boa vontade dispostas a fazerem o bem, mas a comunidade dos discípulos missionários do Senhor que buscam ser reflexos da presença de Deus no mundo.