Nomeado pelo Papa Paulo VI, no dia 25 de fevereiro de 1976 e ordenado bispo pelo cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, OFM exerceu o episcopado como bispo auxiliar de São Paulo. Entre as atividades na Arquidiocese foi responsável pela Pastoral do Menor no período de 1976 a 1988. O Papa João Paulo II o nomeou arcebispo de Mariana no dia 6 de abril de 1988. Dom Luciano destacou-se no episcopado brasileiro sendo uma voz na defesa dos direitos humanos e no serviço aos mais necessitados.
Dom Luciano Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro em 05 de outubro de 1930 e faleceu 27 de agosto de 2006 em São Paulo. Cinco anos de sua morte, Dom Geraldo Lyrio Rocha anunciou o envio à Congregação para as Causas dos Santos do pedido de autorização para dar início ao processo de beatificação de Dom Luciano. No dia 27 de agosto de 2014 foi aberto o processo de beatificação, a partir dessa data, ele passou a ser chamado Servo de Deus.
Oferecemos para a reflexão dos peregrinos uma série de postagens com as palavras do Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida proferidas no Simpósio Teológico do 15° Congresso Eucarístico Nacional em Florianópolis, uma das últimas conferências. Conforme as palavras de Dom Murilo Krieger, scj:
Acredito que esta tenha sido uma das últimas conferências de Dom Luciano Mendes de Almeida. Ele a proferiu no Simpósio Teológico do 15° Congresso Eucarístico Nacional. Ao chegar a Florianópolis, para participar do Congresso, entregou ao responsável pelo Simpósio, Pe. Vitor Galdino Feller, o texto digitado. Na noite de 18.05.06 escreveu a última parte, cujo manuscrito entregou na manhã seguinte. Ao fazer a palestra, na manhã do dia 20.05.06, no CentroSul, seguiu o texto muito livremente. Falou durante uma hora e meia, sendo aplaudidíssimo no final. Este texto foi publicado, junto com os textos das demais conferências do Simpósio Teológico, na revista Encontros Teológicos, do Instituto Teológico de Santa Catarina – ITESC, de Florianópolis.