Evangelho Mt 8,1-4

O trecho do Evangelho nos mostra elementos importantes da vida de Jesus. Pelo trecho que ouvimos e vemos Jesus estava no Monte. Em minhas poucas compreensões bíblicas eu sempre entendi que o Monte é um dos espaços e lugares da manifestação de Deus àqueles que Ele chamou. É o lugar de encontro direto com Deus, através da conversa, escuta e do diálogo do ser humano com Deus a respeito das dificuldades da vida e buscando caminhos para a solução de problemas encontrados durante a missão confiada por Deus mesmo. De diversas maneiras Deus se revelou àqueles que Ele chamou no Monte.

O próprio Jesus se revela no Monte aos seus seguidores. O estar no Monte com Deus requer a descida do Monte para estar próximo das pessoas que sofrem de diversas dificuldades da vida e buscam caminhos de superação de seus problemas.  As pessoas veem em Jesus alguém muito especial, que está cheio da bondade e forças de Deus. Realmente, Jesus é assim.

Cada pessoa aproxima-se de Jesus com as suas próprias intenções e objetivos, não podemos medir o nível de fé vivido pelas pessoas, mas chegam movidas pela fé em Deus. Um leproso, sofredor e marginalizado estava ai no meio da multidão. Ele consegue se aproximar de Jesus e cair de joelhos para expressar uma fé profunda que lhe move a dizer: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Ele entrega a sua vida e sua vontade aos cuidados de Jesus. Jesus sente-se movido por essa fé, estende sua mão e toca nele, dizendo: “Eu quero, fica limpo”.

O Evangelho nos ensina que a cura acontece no encontro de uma pessoa cheia de fé diante de Deus bondoso e misericordioso. Muitas vezes a nossa fé é frágil e não expressa o que queremos verdadeiramente com os pedidos que fazemos a Deus. Jesus ao realizar a cura de nossas doenças e pecados não quer nos desligar dos nossos compromissos com a comunidade, quer que assumamos: “vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”. Jesus não quer que a pessoa fique falando que está curado: “olha, não digas nada a ninguém”. É um dos aspectos que precisa estar atento nos dias de hoje, existem pessoas falando apenas que foram curadas por Deus, mas não dão testemunho de vida.

A cura do leproso mostra que os seguidores de Jesus não devem abandonar as boas práticas de suas culturas originárias. A bondade e misericórdia de Deus já se fazem presentes em todas as culturas humanas, pois são ações inspiradas pelo Espírito de Deus. Com Jesus todas as práticas boas se plenificam.