Evangelho Mt 19,3-12

Caros irmãos e estimadas irmãs!

O Evangelho de hoje nos ajudar a aprofundar sobre a vocação matrimonial. As dúvidas e os questionamentos sempre estiveram presentes na vida de um homem e de uma mulher que formam uma família. Na vida matrimonial existirão dúvidas e problemas. Jesus se encontra frente a “alguns fariseus” que pergunta: “é permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” Jesus devolve-lhes outras perguntas.

Irmãos e irmãs, o projeto familiar nasce do próprio coração de Deus: façamos o homem e a mulher à nossa imagem e semelhança. Os dois constituem uma família. É união abençoada por Deus para se tornarem uma só carne. Torna-se uma fonte de amor, pois são unidos por amor. A questão de separação não está no projeto de Deus. Nos meus vinte e seis anos do sacerdócio eu assisti vários matrimônios. Vi quanto eles são entusiasmados, pois sabem quão profundo é assumir o matrimônio. É uma grande e linda vocação. Por isso, a Igreja como uma mãe que ama os seus filhos se alegra com eles e se preocupa também.

No rito matrimonial dialoga: “viestes aqui para unir-vos em matrimônio; é de livre e espontânea vontade que o fazeis?” Os noivos respondem: Sim. Assumem compromisso de amar e respeitar na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da vida. Conclui-se dizendo: “Deus confirme este compromisso. Derrame sobre vós as suas bênçãos! Ninguém separe o que Deus uniu!”

Os fariseus não ficaram satisfeitos: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração.” Em todas as vocações que seguimos surgem diversas dificuldades. A vida matrimonial não está imune às dificuldades cotidianas. O casal no cotidiano precisa usar a inteligência e habilidades para superar as dificuldades. Deve cultivar a vida de oração, diálogo, paciência, compreensão, carinho, amor, perdão. Sem a prática desses e outros valores fica muito difícil para a vida do casal e da família. Ninguém merece viver na tristeza e sofrimento. Existem casais que conseguem viver bem o matrimônio, mas é resultado de uma espiritualidade profunda, de doação contínua, sacrifício, de conversão de atitudes, linguagem, de atitudes, de coração e alma.

Outra questão surge dos discípulos de Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido…” O amor de um casal tem enorme significado: amor de Deus pela sua Igreja; o amor de Deus pelo seu povo; o amor de Deus por cada um de nós. Ele não desiste de nos amar. Os casais crescem no dia a dia, pois é um aprendizado mútuo. Deus aumente amor entre os casais para se tornarem cada vez melhor a presença de Deus nesse mundo.