Sinal de Jonas

Neste dia a o evangelho nos narra o discurso de Jesus as multidões dizendo, “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mais nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.” (Lc 11,29)

É uma palavra que nos causa espanto de ouvir, e nos chama atenção até por parecer dura demais. Pois muitas vezes buscamos sinais, e nos revoltamos acaso o sinal não nos é dado.

O sinal de Jonas é o próprio Cristo que será “engolido” pela morte por três dias. Portanto não é necessário para nós um sinal, basta ter fé em Jesus, a fé é a substancia daquilo que nós fazemos e ao pratica-la nós nos unimos a Cristo, é algo sobrenatural que nos une a Cristo que nos envia o seu Espirito e com o Seu Espirito Santo em nossa alma temos a presença Real de Deus em nós.

A partir desta Presença somos capazes de perceber a realidade e as coisas conforme a vontade de Deus, não rara as vezes quando pedimos sinais nós já sabemos a resposta, mas queremos a comprovação.

Outras vezes ainda quando pedimos sinais a Deus por que não queremos fazer a vontade de Deus e sim a nossa, neste caso pedimos sinais como se fosse uma licença ou autorização para fazer a nossa vontade seguir a dureza do nosso coração.

Contudo não podemos negar as moções do Espirito Santo em nossa alma que são sinais, impulsos em nosso coração e nossa alma, movimentos interiores perceptíveis que nos movem, nos conduzem. Porém estes são dados para nós por graça Divina em sua misericórdia, em sua liberdade. E para poder perceber, ouvir e discernir se faz necessário uma vida intima com o Senhor de oração atenta e amorosa, esta relação com Ele vai nos transformado, configurando com seu modo de Ser, ao ponto de querer e amar somente a vontade de Deus e assim fazer a sua Vontade.


Marciliano Camargo de Almeida, natural de Guarapuava-PR, atualmente reside em Santa Maria do Oeste-PR, onde atua como advogado. Fez experiencia vocacional com os Jesuítas, (Companhia de Jesus), onde fez formação e capacitação em espiritualidade Inaciana. Sempre participante e atuante na igreja dando formações, sendo catequista, coordenador de pastorais, e desde 2010 faz parte da liturgia na equipe de canto.