Sobre este desce a benção do Senhor e a recompensa de seu Deus e salvador ”(Sl 23)

Irmãos e irmãs , o salmo 23 reflete muito bem o Santo que a Igreja celebra no dia de hoje; São Zeferino.Temos muito poucos registros sobre esse grande santo da Igreja Católica que com as bençãos de Deus fora fiel até o fim diante da missão que o Senhor lhe deu; ser papa da Igreja , principalmente , num momento tão difícil em meio as perseguições por volta dos ano 198 , quando estava no poder o imperador e, o próprio nome faz jus, Setímio Severo. Tal imperador, num modo Simplício de falar, se colocava neutro; não abolia a perseguição dos cristãos , mas, também não a incentivava. Até o próprio Tertuliano registrou que certa vez Setímio Severo se opôs a uma manifestação popular contra os cristãos. Más, como para Deus nada é impossível, o papa São Zeferino foi uns dos papas que mais ficaram firmes , não obstante as tribulações e perseguições, na cátedra de Pedro. Foram, segundo o Catálogo Liberiano de 198 a 217. Com certeza, não tenhamos dúvida, um período nada tranquilo para santa igreja.

Um fato muto importante foi que tal tolerância, “de fachada”, teve seu fim no ano 200-202, com um edito de Severo que proibiu toda e qualquer expressão judaica e cristã. Com isso foi um grande desafio para São Zeferino e para a igreja, pois, muitos que estavam por se converterem ao catolicismo desistiram por medo.

Segundo os autores Mario Sgarbossa e Luigi Giovanni : “ Entre os mártires ilustres dessa perseguição estavam Perpétua e Felicidade, martirizadas em Cartago juntamente com Saturnino, Secúndulo, Revogado, Saturno. Talvez tenha morrido mártir também Santo Irineu… “ ( Um santo para cada dia” . Paulus. 1983. P. 385).

São Zeferino fora sepultado nas catacumbas de São Calisto, onde , mais tarde for sepultado também São Tarcísio. Diante de tudo que o santo de hoje passou de tribulações e perseguições , nós podemos aprender que quando Jesus nos chama para alguma missão em seu reino, Ele nos dá as forças e as bençãos necessárias para vencermos , pois Ele sempre estará na frente da missão .

Para qual missão você foi chamada(o)? Quais são os seus medos ? Você acredita , realmente, que Jesus está na frente? NÃO TENHA DÚVIDA MEU IRMÃO E MINHA IRMÃ……..SUAS PROMESSAS NÃO FALHAM. CORAGEM E PERSEVERANÇA!!!!!!!!!!!!!!!
São Zeferino , ROGAI POR NÓS!!!!!!!!!!!!

Dica de leitura:

“Um Santo para cada dia”. Mario Sgarbossa, Luigi Giovanni, ( Tradutor Onofre Ribeiro). – São Paulo : Paulus, 1983.


Padre Adriano José Cruzeiro, é sacerdote da Congregação dos Oblatos de Cristo Sacerdote. Técnico Agrícola, estudou na Escola Dona Sebastiana de Barros em São Manuel – SP.  Lincenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP,  Bacharel em Teologia pela Faculdade Dehoniana – Taubaté- SP, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Salesiano – Unisal – Lorena – SP, e pós-graduando em Direito Matrimonial e Processual Canônico pelo Centro Universitário Claretiano – Batatais – SP.