Evangelho Jo 6,51-58

Caríssimos irmãos a Igreja celebra a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. A solenidade de hoje, pretende levar os cristãos a meditar profundamente o mistério do amor de Jesus por nós. Quando Jesus anunciou aos seus discípulos que nos daria o seu corpo e sangue como alimento, houve quem lhe desse as costas e abandonasse-O (cf. Jo 6,66). Por isso, Jesus enfatiza que ele estará de modo real com os seus: “Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida” (v. 55).

A Solenidade apresenta a leitura do capítulo 8 do livro de Deuteronômio e nos coloca diante da recordação dos eventos salvíficos de Deus para. Tudo Ele realizou por gratuidade desejando formar um povo . A Eucaristia é este contínuo recordar do beneplácito divino à favor de seu povo, em cada celebração eucarística atualizamos o amor de Deus em nossa vida. 

A Eucaristia é o Pão da Unidade e sua essência é descrita na carta paulina (1Cor 10, 16-17). A Eucaristia, estabelecida por Jesus na Ceia derradeira e deixada como herança para o seu povo, orienta e anima a vida da Igreja. Viver em comunhão é a característica primordial da Eucaristia.

Um só pão, um só corpo. O Corpo de Cristo eucarístico é o corpo de Cristo eclesial, impossível separá-los, por isso Eucaristia é compromisso. Não comungamos o corpo de Cristo, sem estar em comunhão com os irmãos. Comer a carne e beber o sangue do Filho do Homem é assimilá-lo inteiramente, tornar-se como Ele (Evangelho). Cristo presente na Eucaristia é o nosso maior tesouro, saibamos amar e adorar esta preciosidade na vida dos cristão.