Evangelho Mt 9,32-38

A Palavra de Deus por si só tem o poder de transformar a nossa vida, ainda mais quando a ouvimos com atenção. O nosso Deus é o Deus da vida, o Deus da esperança, o Deus da solidariedade, da Unidade, da liberdade.   No Evangelho de hoje o nosso Deus confirma o que Ele de fato é; o Deus que caminha de cidade em cidade para anunciar o Reino de Deus, resgatar a dignidade das pessoas feridas  pelo sistema opressor.

Os discípulos o acompanham para aprenderem com Jesus, pois eles serão os continuadores da missão do  Senhor. Vemos um Deus que se faz pequeno com os pequenos, que chora com os que sofrem.  Quando Jesus realiza a expulsão de um demônio e cura o mudo.  O fez para que os mesmos pudessem se realizar como seres humanos livres. Isso tudo Jesus fez enfrentando a fúria e oposição dos Fariseus. Esses tinham um coração endurecido, se achavam donos da verdade, entendidos das leis. Mas seu coração estava longe de Deus.

Jesus vem propor uma nova lei, a Lei do Amor. Jesus deixa claro que sua missão  é libertar a pessoa de tudo aquilo que não as deixa ser feliz. Que não as deixa livre para fazer o bem.  O nosso Deus tem compaixão do seu povo, Ele tem pressa,  porque o amor não pode esperar. O Senhor anda por vários lugares para que o bem pudesse ser realizado. Nesse caminho Ele encontra o povo que estava ‘’como ovelhas sem pastor’’, isto é, o povo que estava sem assistência, sem cuidado, sem os seus direitos sendo respeitados. 

Nesse contexto o Senhor convoca mais trabalhadores para a messe. Cabe lembrar que esses trabalhadores somos todos nós batizados. Essa é nossa missão, tornar Jesus conhecido e amado, lutar com o povo menos favorecidos pelos seus direitos. Somos vocacionados do Senhor. Ele quer contar conosco. Essa é a verdadeira espiritualidade na ação.  Que sentimentos desperta em nós ao lermos e meditarmos esse Evangelho?

Nos coloquemos junto aos personagens para melhor entender a narrativa, os fatos que ocorreram. Iluminados pelo Espírito Santo,  peçamos ao Senhor a graça de agirmos como Ele agiu na realidade apresentada pelo Evangelho. Me coloco a disposição do Senhor para como missionário/a anunciar o seu Reino de amor? O Senhor nos desafia a viver o mandato missionário ’’ Vão pelo  mundo todo e preguem o Evangelho a todas as pessoas.’’( Mc 16,15)