Zelar pelas coisas do Senhor

Queridos peregrinos, a Palavra de Deus neste Terceiro Domingo da Quaresma nos convida ao zelo pelas coisas de Deus. O verdadeiro discípulo do Senhor não pode viver alheio à vontade de Deus. O zelo pelas coisas do Senhor nasce da disponibilidade em servir e amar o Senhor.

É difícil imaginar o Jesus manso e humilde de coração com um chicote nas mãos, expulsando os vendilhões do templo. A atitude do Senhor denuncia algo muito mais sério do que a transformação do Templo de Jerusalém numa casa de comércio. O imagem de Deus havia sido manipulada conforme a conveniência humana, a religião se tornara jogo de interesses e a fé havia virado instrumento de opressão. Essa era a verdadeira profanação da casa de Deus. Por isso, Jesus coloca um fim no antigo regime do Templo e apresenta-se como o verdadeiro Templo. A casa de Deus deve ser o lugar da expressão do amor de Deus pelo seu povo e Jesus é a plenitude do amor de Deus. Ao associar-se ao Templo de Jerusalém, o Mestre anuncia a sua ressurreição e aponta para a verdade que será o fundamento da fé cristã. A Igreja de Jesus Cristo não nasce da exploração, mas do amor generoso de Deus.

Em nossa vida de fé, corremos o grande risco de queremos sujeitar a ação divina aos nossos esquemas. É preciso tomarmos cuidado para não deturparmos a imagem de Deus com os nosso egoísmo. Na Igreja, não há espaço para a exploração. Muitas vezes, usamos o nome do Senhor para justificar a maldade humana, jogamos com a Palavra de Deus para que ela corresponda às nossas expectativas e aproveitamos a Lei Divina para satisfazer os nossos interesses. A vida do discípulos de Jesus deve ser marcada por um profundo zelo pelas coisas do Senhor. Zelar pelas coisas de Deus é deixar Deus ser Deus. Não podemos sujeitar o Senhor aos nossos caprichos, mas devemos orientar todo o nosso agir para Ele, para podermos amá-Lo e servi-Lo de todo coração. A Igreja é o primeiro lugar onde a vontade de Deus deve se manifestar e para que isso aconteça precisamos abrir mão de todos os nossos interesses mesquinhos e pretenciosos.

PARA REFLETIR – Quais atitudes nos impedem de fazer a vontade de Deus em nossa vida?

PARA REZAR – Ao longo da semana, renovemos o nosso zelo pelas coisas do Senhor, dispondo o nosso coração com as palavras do salmista:

 

“A lei do Senhor Deus é perfeita,

conforto para a alma!

O testemunho do Senhor é fiel,

Sabedoria dos humildes.”

 (Sl 18, 8-9)